terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Estrombo - Mercado da Música no Rio de janeiro

| |


Nos últimos anos muitas coisas mudaram o que esta afetando diretamente a cadeia produtiva da música, pensando nisso o FOMIN/BID (Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento), o SEBRAE, a Fundação Getulio Vargas (Centro de Tecnologia e Sociedade) e o site Facebook se unem para lançar projeto pioneiro de economia criativa focado no desenvolvimento da indústria da música do Estado do Rio de Janeiro através do uso das novas tecnologias.

O projeto que leva o nome “Estrombo” tem como seu Significado no dicionário uma Concha (A concha é como um caixa de ressonância que concentra e Amplifica o Som)


O projeto atua em novos modelos de negócios via internet e a partir de novas tecnologias, tudo para que o rio de janeiro exerça sua vocação para economia criativa, incorporando novas tecnologias de ponta e tendências. Existe uma desarticulação do mercado da música e certa informalidade, um dos objetivos é unir a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro, contribuindo assim para rearticulação da cadeia produtiva da música, dando um impulso para que o negócio da música torne-se digital, na qual é para onde o mercado da música esta caminhando.

Existe uma economia muito grande vinda das periferias no caso do Rio de Janeiro é a cena Funk que gera em torno de 10 milhões de reais todos os messes. A música é um segmento muito importante no rio de janeiro, tanto no sentido cultural como no econômico; para se ter uma idéia a economia criativa é responsável por 12% a 13% do PIB do estado do RJ, a música é o setor predominante para este resultado.

O Projeto Visa Responder e Solucionar alguns problemas citados abaixo:

  • Entender como é o universo da cadeia produtiva da musica no Rio de Janeiro. 
  • Entender quais são os caminhos a seguir.
  • Conseguir responder, sobre a demanda da criação de novos negócios da música, 
  • O que rentabiliza o negócio da música.
  • Quais são os gargalos e quais são os circuitos mais enriquecedores e com mais potencial de dar certo no mercado da música.
  • Fornecer capacitação a diversos profissionais da cadeia da música.
  • Ter conteúdo para formatação de circuitos da música para uma nova geração de modelo da cadeia produtiva.
  • Apoiar Projetos inovadores.
Existe alguns especialistas que dizem que a internet acabou com negócio da música, outros dizem que a internet revolucionou o negócio da música, é a grande oportunidade do negócio se reinventar.
Carece de muito estudo ainda para entender determinadas coisas que irão aconceter, observar esses processos, mapear, criar uma fotografia do que é o negócio da música, Solucionar o gargalo do negocio da música nesse momento de transformação.

Você que esta envolvido com mercado da música no Rio de Janeiro pode participar da pesquisa realizada pelo Instituto Overmundo e Estrombo ,  para isso foi criado um blog de pesquisas do Instituto Overmundo que fará a Análise de modelos de negócios praticados no mercado da música no estado do Rio de Janeiro.


2 comentários:

Como seria possível cooperar com Projeto?
Grupo Evidência

Author

Olá para cooperar com projeto pode enviar o Material para este email: economiadacultura@overmundo.org.br de acordo com as informações presentes no Site oficial do Projeto http://pesquisas.overmundo.org.br/musica-rj/?page_id=76
Obrigado Pela Visita !

Postar um comentário