terça-feira, 23 de agosto de 2011

Móveis Coloniais De Acaju

| |

Em 1998 um grupo de jovens amigos com algumas idéias de buscar uma sonoridade singular
inicia um dos mais ambiciosos projetos musicais do Brasil, e adotaram o grandioso nome Móveis Coloniais de Acaju, uma homenagem a obscura “Revolta do Acaju” (Episódio histórico acontecido na Ilha do Bananal), já no início de sua formação a banda buscava instrumentos diferentes , como gaita, trompete, escaleta, flauta, além é claro da guitarra, bateria e baixo.

Nos primeiros anos, foram muitos e muitos shows por Brasília. Bailes de formatura, festas de centros acadêmicos, shows de reggae, rock, metal... tudo! Além de Brasília, a banda se aventurou por Goiânia e São Paulo. Mas, em 2003, quando foram a única atração local selecionada para figurar o palco principal do Brasília Music Festival (abrindo para Live, Ultraje a Rigor e Charlie Brown Jr), viram que a coisa tinha que se profissionalizar.

Depois de 2003, passaram a ter mais cuidado com equipe técnica, equipamentos e a qualidade dos shows. Perceberam também a necessidade em gravar um disco - até então, além de fitas e cds demo, tinham lançado somente um EP (homônimo, de 2001). Procuraram produtores e fecharam com Rafael Ramos (que havia recém lançado a Pitty).

O primeiro disco foi gravado em Outubro de 2004 no Rio de Janeiro no estúdio Tambor, sob o olhar de Ramos e os cuidados de Jorge Guerreiro; essa foi sua primeira grande experiência em estúdio, na qual reunia 12 das melhores composições da banda na época, que tinha uma mistura de Rock, Ska  com ritimos brasileiros e do leste europeu, na qual   eles chamavam de “feijoada búlgara”.

O lançamento do cd aconteceu em 2005. Um marco para a banda - não somente por se tratar de um primeiro disco, mas por expandir a vontade do grupo em ampliar o alcance do seu trabalho. A partir de 2005 a banda começou a investir mais em shows fora de Brasília, percebeu que podia realizar seus próprios eventos (organizaram, em parceria com produtores amigos, a festa de lançamento de Idem em Brasília, para mais de três mil pessoas) e viu a importância de sua performance ao vivo.

A incansável vontade de tocar e ampliar seus horizontes levou a banda para uma turnê de seis shows pela Europa - Bélgica, Suíça, Rep. Tcheca e Alemanha, em agosto de 2008. Sem exceção, o Móveis foi ovacionado em todas as apresentações. Os novos ares ajudaram a banda a fechar o repertório do segundo disco, que seria gravado a partir de outubro de 2008 - com o apoio da Trama Virtual , que forneceu todo o cuidado e a estrutura para sua gravação, mixagem e masterização.

De volta ao Brasil, e desta vez com o acompanhamento (quase fraternal) de Carlos Eduardo Miranda, a banda dedicou-se ao (complete) - o aguardado segundo cd. Também com 12 faixas, o álbum destaca a união, o trabalho em grupo e a consolidação da identidade sonora. Os detalhes e as canções são bastante evidentes nesse disco. Nas palavras de Miranda, "sem dúvida, um dos melhores e mais importantes discos que eu fiz na vida".

O contato com as bandas, o aprendizado da estrada e o carinho por Brasília contribuíram para que a banda criasse seu próprio festival, o Móveis Convida. Da primeira edição, ainda em experiência (no fim de 2005) à última (em abril de 2009, que marcou a estreia das novas músicas) passaram mais de 20 bandas (de atrações renomadas como Pato Fu e Los Hermanos a novas promessas como Black Drawing Chalks) e um público médio de quatro mil pessoas por edição.

Considerada por muitos a mais importante banda independente do Brasil, o Móveis Coloniais de Acaju tem a declarar que ainda há muito a fazer. E, para isso, fazer novos shows, se apresentar na mídia, viajar, aprimorar a gestão da empresa Móveis, organizar a nova edição do Móveis Convida, estão na lista de atividades da banda-empresa.

 Já em 2011 após trocar mensagens pelo Twitter  sobre música livre, ou direitos autorais e diversos outros assuntos com renomado cantor Leoni, surgiu uma pareceria via internet por Skype, após algum tempo Leoni viajou para Brasília, e se encontraram e tiveram uma longa conversa sobre a Letra e arranjos , continuaram posteriormente a trocar ideias pela internet ; leoni soube de uma promoção do Dia dos Namorados da Sadia  Hot Pocket, Foi ai que lançaram o Clip  da Música "Dois Sorrisos" que se tornou um grande sucesso na internet.



A banda é formada por : André Gonzáles (voz), BC (guitarra), Beto Mejía (flauta transversal), Eduardo Borém (gaita cromática e teclados), Esdras Nogueira (sax barítono), Fabio Pedroza (baixo), Fabrício Ofuji (produção), Gabriel Coaracy (bateria), Paulo Rogério (sax tenor), Xande Bursztyn (trombone).

0 comentários:

Postar um comentário